Você tem um plano de aposentadoria ?

No final de semana passado, ao assistir um video do Gustavo Cerbasi – referência em finanças pessoais no Brasil, fui invadida pelo desejo de ajudar minhas amigas e demais mulheres profissionais que trabalharam comigo, nestes 25 anos de carreira. Também passou um filme de cada atendimento realizado neste ano de fortes emoções e desafios, para as finanças das famílias brasileiras. E senti novamente “as alegrias” pelas transformações que vivenciei com os meus clientes do Programa “Detox dos Gastos”.

O tema era a independência financeira e quando ele falou nos motivadores para planejar a renda na aposentadoria, começou a vir na minha mente o nome de várias mulheres que  têm de 15 à 25 anos de profissão, comprometidas e engajadas em fazer a diferença em suas funções nas empresas e a exercer outros  papéis, em especial o de mães. São mulheres como eu, que trabalham desde os seus vinte anos e que hoje estão na faixa dos 35 aos 55 anos.

A cada dia a aposentadoria vem se reinventando, se redesenhando, para uma realidade de pessoas com saúde e disposição para realizar muito mais do que em seus primeiros  40 anos de vida. A expectativa de vida no século XXI é centenária ! Assustou ? O melhor é você se acostumar com a ideia de que viverá mais do que os seus avós e de forma melhor. Mas para isto, você tem que se planejar. No seu mais novo livro sobre finanças pessoais – “O Futuro É…”, Mara Luquet diz: “Vive-se mais , é um fato. Mas vive-se melhor ? Está aí o grande desafio, por isso pensar na aposentadoria é premente. Ou melhor, pensar na sua liberdade financeira.”

Então, resolvi escrever este artigo como forma de estimulá-las à uma reflexão sobre a vida que têm levado, afastando-as dos seus sonhos !

Utilizarei uma prática de coaching que aplico sempre nos atendimentos do meu programa “Detox dos Gastos”, que tem sido libertadora ! Farei algumas perguntas para que se conectem com o que de fato faz parte da essência de cada uma, em relação a este tema. A partir de agora, utilizarei o singular “você”, como se estivesse realizando um atendimento personalizado de consultoria. Vem comigo !

Antes de começar, faça uma respiração por 10 minutos para que possa liberar toda a tensão que está em você neste momento. Se necessário, interrompa esta prática e faça respirações mais curtas, toda vez que perceber que a pergunta provocou uma agitação no seu interior. Acredite ! Você poderá colocar para fora: frustrações, desânimo, cansaço, tristeza e outras emoções que não são agradáveis. Mas foque no alvo, que será a substituição destas emoções por: novas oportunidades, ânimo, vigor, alegria e outras emoções que venham a ser encontradas dentro de você , através de uma simples prática como esta. Este momento É SEU ! Aproveite !

Pegue papel e lápis !

  1. Você se sente como uma “máquina de fazer dinheiro” ?
  2. Se você não precisasse de dinheiro, o que faria a partir de hoje ?
  3. Você quer realizar algum projeto de vida que a jornada intensa de trabalho estes anos não possibilitou, até o momento ?
  4. Se respondeu “sim” à pergunta anterior, escreva sobre o seu projeto: o objetivo, o quanto já realizou, o quanto precisa de dinheiro e outras coisas que vierem à mente neste momento.
  5. Se respondeu “não” à pergunta anterior, faça uma lista de coisas que você chama de “sonhos de consumo”. Aqui vale sonhar muiiiito alto ! Permita-se; será libertador !
  6. O que é plano de aposentadoria, para você ? Atenção ! Contribuição ao INSS e Previdência Privada não garantirão uma aposentadoria segura !
  7. Você tem pessoas que dependem economicamente de você ? Lembro que além dos filhos, podem ter outros dependentes: os pais e o marido, por exemplo. Realidade que tem se confirmado a cada dia em que se prolonga esta fase de recessão da economia brasileira. E por outros motivos familiares, que configurem este cenário em sua vida.
  8. O que você acumulou de reserva financeira, o tempo que tem para você no dia-a-dia, o conhecimento e as habilidades, são suficientes para dar início neste momento ao seu projeto ? Ou, retomá-lo de onde parou ?

Aqui encerro as perguntas reflexivas e concluo com as 2 respostas possíveis a esta última questão e considerações a respeito de cada uma.

Caso tenha respondido “sim” à questão 8, faça um trabalho detalhado para análise do seu padrão de vida atual, considerando a hipótese de virar a chave 100% para viver o seu projeto. É muito importante, fazer contas e verificar se a reserva é suficiente para garantir a segurança e estabilidade nas finanças pessoais e/ou da família. Para auxiliá-la no como fazer, sugiro que baixe a planilha que está no meu blog www.detoxdosgastos.com.br, que você receberá um passo a passo.

Caso tenha respondido “não” à questão 8, você terá que dar o 1º passo com a avaliação do seu padrão de vida atual e considerar a elaboração de um plano para construção do patrimônio de reserva, evoluindo para a independência financeira.

Acredito que neste momento você esteja com os pensamentos “a todo vapor” ! Isso é muito bom, pois colocou-a em contato com a sua realidade e perspectivas futuras. Mas se não for seguido de ação, jogará tudo fora e voltará para a sua “zona de conforto”. Contudo, devo lembrar que este conforto está longe de ser a escolha inteligente para quem quer viver a sua aposentadoria de forma segura e satisfatória.

Eu sei, que tem um caminho a ser seguido, pois “o como” traçar este plano é o passo seguinte, após você conhecer, avaliar de forma detalhada e precisa o seu padrão de vida atual.

Espero ter ajudado e caso tenha alguma pergunta para prosseguir na construção do seu plano de aposentadoria, deixe abaixo nos comentários que responderei a todas.

Ah, ia me esquecendo …. se este artigo teve valor para você, encaminhe para mais pessoas. Assim, ele poderá estimular a transformação da vida financeira de cada vez mais pessoas. Obrigada !

AÇÃO & SUCESSO & PROSPERIDADE !

Kátia Avelar

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Para receber o meu conteúdo GRATUITO, cadastre o seu e-mail !

Kátia Avelar

Consultora e Mestre. Estou aqui para ajudar você a organizar as suas finanças pessoais. Eu te orientarei para que ajuste as sua vida financeira, conforme o momento e planeje a estrutura dos seus sonhos !

Website: http://katiaavelar.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *